Quais jogos nós produzimos?

Os nossos jogos são ferramentas de ensino que trazem discussões de forma indireta ou indireta à respeito dos tópicos abordados.
Exemplificamos os conteúdos apreensíveis em até 3 palavras chave, e de maneira semelhante fornecemos 3 fontes de inspiração que nos ajudarão a montar a composição do jogo (tanto visual, quanto de gameplay e mecânicas utilizadas).

Quanto custa nossos jogos?

Todos estes jogos de nossa página são oferecidos em formato gratuito (através de demos, fastplays, ou até mesmo completos).
Nosso grupo de pesquisa oferece consultoria para desenvolvedores de games que se interessem em tornar seus produtos mais atrativos para a rede de ensino brasileira. Versões extendidas destes jogos podem ser adquiridas com as respectivas empresas detentoras dos produtos (vide nossa página de empresas parceiras).

Formato da entrada:

  • Nome
  • (Palavras-Chave)
  • Descrição geral do jogo
  • Referências: mídia 1, mídia 2, mídia 3

 

Atomon (link em breve)

(Tabela Periódica, Biologia, Programação)
Em Atomons os estudantes irão compreender como classificamos os átomos, como os entendemos, e onde eles podem ser encontrados no nosso dia-a-dia. Além disso apresentamos diversas espécies de animais, como se encaixam em suas respectivas cadeias alimentares e fornecemos curiosidades gerais sobre eles (o que comem, como caçam, etc). Programação, por sua vez, será um conceito que irá permear toda a mecânica do jogo, em que o aluno precisa preparar seu Atomon para o combate utilizando técnicas úteis para programadores.

Referências: Pokemon, Digimon, Medabots
Autoria: Letícia Clarindo - Graduação em Química - Universidade Federal de São João Del Rey
Editores: Rodolfo Maximiano e Tiago Costa
Capa: Boogster Sugar e Dan Ramos

Infecção! (Em desenvolvimento)

(Microbiologia, Genética, Biofísica)
Download Link
Neste jogo de tabuleiro os estudantes irão conhecer um pouco mais do mundo microscópico que existe no interior de cada ser humano. Jogando como micro-organismos, terão de disputar território, comida, reproduzirem-se, e tentar fugir dos glóbulos brancos que os perseguirão.
Referências: Merchantes and Marauders, Pandemic

Brasil2055 (link em breve)

(Nanotecnologia, Quântica, Genética)
Neste jogo abordamos a colonização do sistema solar pela espécie humana começando em 2020. Discutiremos sobre as órbitas de cada planeta, suas características físicas e químicas, como a composição das atmosferas, período de rotação ao redor do sol, etc. Ele traz conceitos tecnológicos voltados à nanotecnologia e miniaturização de equipamentos, assim como discute com o leitor à respeito das grandes obras do passado. Uma ênfase especial será dada à mecânica quântica, especialmente no que diz respeito à espectroscopia e transições de estado envolvidas em computação quântica. No tópico de genética, o jogo explicita como funciona o processo de melhoramento genético, a realidade molecular por trás do código genético humano, e como técnicas inovadoras como CRISPR/Cas9 irão alterar nossa realidade.
Referências: Blade Runner, Warhammer40K, Mass Effect

Sequestros na África Ancestral

(Geografia, História)
Neste jogo os estudantes irão conhecer as principais regiões e países da África exploradas pelo comércio de escravos com destino ao Brasil. Além de explicitar os países de origem destes escravos, iremos oferecer informações à respeito do destino dos mesmos, uma vez que chegassem ao Brasil. O jogo traz as histórias destes povos, cujas culturas foram apagadas ao longo dos séculos.
Referências: 12 anos de escravidão, Amistad, A Rota do Escravo - A Alma da Resistência

A Última Cura

(Espectroscopia, Interações Atômicas)
Este livro-jogo permite aos jogadores conhecer um pouco mais sobre nossas capacidades de conhecer os compostos químicos que nos permeiam no dia-a-dia. Regras de ligações atômicas serão apresentadas, assim como as possíveis interações intermoleculares que ocorrem entre diversos materiais. O pano de fundo deste jogo é a história de uma cientista e um soldado que partem em busca de uma cura para a última doença que atingiu os humanos. No meio do caminho, descobrem que há mazelas bem mais cruéis do que imaginavam assolando a humanidade.
Referências: The Last of Us, Eu sou a Lenda, Resident Evil

Holocausto em Barbacena

(História, Doenças psíquicas)
Este jogo leva os jogadores para um dos cenários mais trágicos da história Brasileira. O jogo se passa no Hospital Colônia de Barbacena, onde milhares de pessoas sofreram tortura, abandono, e diversos outros tratamentos desanumanos, chegando até mesmo a serem mortas para que vendessem seus corpos. O objetivo do jogo é resgatar a história de Barbacena, e expor novas propostas de tratamento psíquico que nos permitam evitar repetir tal tragédia do nosso passado coletivo.
Referências: Dark Corners of the Earth, Outlast, Damned

Keninin Cozinha!

(Culinária Mineira, Termodinâmica)
Aprenda a fazer vários dos quitutes mineiros neste jogo (sim, inclui o pão de queijo). Aqui os jogadores são pequeninos seguindo as instruções de seus avós para fazerem a comida do Festival de Todas as Tribos. Acumulando os ingredientes certos, respeitando as etapas de cozimento, e seguindo as instruções dos anciões cada jogador será capaz de cozinhar seu prato. Quem servir mais guloseimas antes do término da partida vence.
Referências: Overcooked, Suikoden 2

Senhores da Guerra: A Rebelião dos Mapuches

(História, Ligas metálicas, Mercantilismo)

Neste jogo os participantes recriam em conjunto os principais fatos da Rebelião dos Mapuches de 1598. O jogo trará os mapas dos locais de confronto, a cultura de ambos os lados envolvidos no conflito, as principais cidades que foram impactadas pelas escaramuças e batalhas.
Referências: The Witcher, Senhores da Guerra, Total War.

Brasill: 1984

(Ditadura Militar Brasileira, CCDs)

O Brasil teria sido diferente caso os articuladores da ditadura brasileira tivessem consolidado seu poder. Este jogo explora esta possibilidade permitindo aos jogadores ter um vislumbre sobre como poderíamos estar vivendo no Brasil de 1984 sob a vigilância constante de câmeras e pessoas. O jogo traz ainda o funcionamento das câmeras mais usadas no mundo atual: CCDs, ou Charged Coupled Devices (Nobel 2009), que já estavam sendo desenvolvidas à época.
Referências: Mark of the Ninja, Paranoia RPG, George Orwell 1984.